Os meniscos são estruturas em forma de meia lua que localizam-se entre o fêmur e a tíbia. Possuímos dois deles, um interno e outro externo, que apresentam importantes funções de amortecimento de impactos, distribuição de cargas, estabilização e facilitação da lubrificação do joelho.
Atualmente, diferentemente do que se pensava no passado, os meniscos têm importância fundamental para o bom funcionamento dos joelhos. As lesões meniscais podem ocorrer por traumas, principalmente rotacionais, ou aparecer insidiosamente por um processo degenerativo do mecanismo. Estes machucados possuem características distintas quanto ao tipo e localização. Por isso é essencial avaliar vários fatores para indicar o tratamento.
Sintomas
O principal sintoma de uma lesão meniscal é a dor, que pode ocorrer após atividades de solicitação do joelho (esportes, dança, trabalho etc) ou em determinados movimentos, principalmente o agachamento. Outros possíveis sinais são derrame (inchaço), bloqueio (travamento) e limitação da mobilidade do joelho. E o diagnóstico é feito por meio da história clínica, exame físico e RM.
As lesões podem variar quanto a localização e quanto a forma da lesão
Os tipos mais frequentes são:
Tratamento
O tratamento pode variar de acordo com o tipo da lesão, sintomas e idade do paciente. Por meio de uma avaliação criteriosa é afirmado se um tratamento cirúrgico é necessário ou não. No caso de tratamentos não cirúrgicos, o objetivo é melhorar o processo inflamatório, reduzir a dor, diminuir o peso corporal e fortalecer os músculos. Já os tratamentos cirúrgicos são feitos mediante artroscopia.
A artroscopia consiste na introdução de uma aparelhagem óptica por pequenas incisões, no interior do joelho. Ao visualizar as estruturas de dentro do joelho, é possível estabelecer um diagnóstico mais preciso, indicando o tratamento mais adequado.
Ainda assim, com o diagnóstico da lesão meniscal por Ressonância Magnética, é possível avaliar todas as estruturas do joelho (cartilagem e ligamentos) a serem tratados caso apresentem alguma lesão que não tenha sido demonstrada.
Quando existe, portanto, uma lesão meniscal e o tratamento cirúrgico é indicado, dois procedimentos poderão ser realizados:
A escolha entre os dois procedimentos é realizada com base em alguns fatores, sendo os principais: a idade do paciente e a localização da lesão. As lesões que são possíveis de ser suturadas são aquelas que ocorrem em uma região onde o menisco é vascularizado, portanto com potencial de cicatrização.