Nosso Blog

CONDROMALÁCIA PATELAR

condromalacia

A Condromalácia da Patela é uma alteração que ocorre na cartilagem que recobre a patela. Terminologicamente, condro significa cartilagem e, malácia, amolecimento. A disfunção pode aparecer por diversos fatores, como trauma, hipersolicitação do mecanismo extensor e desequilíbrios musculares.

Sintomas

O principal sintoma é a dor na região anterior do joelho que aparece durante ou após atividades físicas ou depois de atividades diárias, como subir e descer escadas. Crepitação ou ranger também é um sintoma comum e pode surgir espontaneamente em alguns movimentos ou comprimindo-se a patela contra o fêmur. Em alguns casos o derrame articular pode estar presente.
O diagnóstico é feito por meio da história clínica, exame físico, estudo radiológico e confirmada mediante a Ressonância Magnética. Com a RM pode-se classificar a lesão em graus de acordo com sua gravidade.

Tratamento

O tratamento tem como objetivo principal o controle da dor, o reequilíbrio muscular, a identificação e retirada dos fatores agressores para a cartilagem articular.
Não existe um tratamento único para o controle da Condromalácia, sendo necessária diversas ações. Durante a fase inicial, quando existe dor e um processo inflamatório, o uso de medicamentos também é fundamental.

Outras ações conjuntas são importantes, como a fisioterapia especializada para o controle da dor, correção de posturas e reequilíbrio de toda a musculatura da pelve, coxa, joelho e perna. Deve-se ainda estar atento ao tipo de pisada, sendo que esta poderá ser corrigida com uma avaliação da baropodometria.

Outros métodos de tratamento podem ser associados:

•   Acupuntura - para o controle de dor e relaxamento muscular
•   RPG - para auxiliar na correção dos defeitos posturais
•   Hidroterapia
•   Pilates

Algumas substâncias podem ajudar na melhora da cartilagem articular, como colágeno, glucosamina, condroitina e outros condroprotetores.A Viscossuplementação tem como objetivo diminuir o processo inflamatório e melhora dos sintomas. No método, é injetado ácido hialurônico no interior da articulação. Entretanto, nunca deve ser utilizado como tratamento único e seu uso na Condromalácia é controverso.

O tratamento cirúrgico raramente é necessário, mas quando preciso, pode-se realizar uma Artroscopia.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!